Edital da Gincana Escolar 2015
EEB PROFª GERTRUDES BENTA
COSTA
1 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– A “Gincana Escolar 2015–
EEB PROF.ª GERTRUDES BENTA COSTA” é um evento promovido pela direção,
APP e professores da Unidade Escolar.
1.2 – O objetivo do projeto, de acordo com
a lei n.º 9.394/96, é propiciar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a
cultura, o pensamento, a arte e o saber através do pluralismo de ideias,
considerando a diversidade étnico-racial, através das leis: n.º 9.795/99 (NEA - Núcleo
de Educação Ambiental), n.º 10.639/03 (Afro-descendente), n.º 11.645/08
(Indígena), n .º 11.525/07 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente).
A sua metodologia contemplará: apresentações, show de
talentos, festa julina, brincadeiras, feira, entre outros, contribuindo também para
a socialização dos alunos.
2 –
DA PARTICIPAÇÃO
Todas as salas já estarão inscritas na
Gincana Escolar.
Os alunos do Ensino Fundamental e Ensino
Médio do turno diurno participarão da Gincana Escolar, que acontecerá no
período de aula, sendo prevista sua extensão para um fim de semana.
3 –
EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
3.1 Cada classe será responsável pela concretização
da sua inscrição que deverá ser feita no mural da escola, colocando em frente da
informação de sua classe, o nome do representante de classe e do(a) professor(a)
que será o seu tutor neste evento.
3.2 A Inscrição ficará aberta do dia
30/04/2015 (quinta-feira) ao dia 06/05/2015(quarta-feira).
3.3 Assim que exposto este edital os alunos
poderão estar se inscrevendo para a gincana escolar.
4 – DO EVENTO
4.1 A “Gincana Escolar da EEB Prof.ª
Gertrudes Benta Costa” terá início em maio do decorrente ano e seu término será
previsto para agosto do mesmo ano.
4.2 A Gincana contemplará:
1.ª parte: nome do grupo,
criação da bandeira, escolha da mascote, grito de guerra,
2.ª
parte: Atividades que contemplem as leis: NEA, Afro-descendência, Indígena, ECA.
3.ª parte: Festa julina.
4.ª parte: Show de talentos: dança, música, poema ou poesia criação
do livro.
5.ª parte: Brincadeiras.
6.ª parte: Dia da Comunidade na escola. Organização do estande.
Dia das apresentações:
1.ª parte: nome do grupo, criação
da bandeira, escolha da mascote, grito de guerra. (Abertura: 28/05/2015)
2.ª
parte: Atividades que contemplem as leis: NEA (Criação do NEA 12/06) (apresentação água e
energia da escola 16/03), Afro-descendência (24/06), Indígena (02/07), ECA(07/10).
3.ª parte: Festa julina (10/07).
4.ª parte: Show de talentos: dança, música, poema ou poesia (19 e
20/10) Criação do portfólio (para ser apresentado no dia da Comunidade na
escola)
5.ª parte: Brincadeiras.
6.ª parte: Organização do estande. Exposição de todos os
materiais criados durante a gincana. (Dia
da Comunidade na escola 29/08).
4.3 Cada equipe receberá um nome de um
estado do Brasil e uma cor. Será realizado em forma de sorteio e suas
respectivas cores, a qual deverá ser estudada para algumas das provas da
gincana.
Estados brasileiros:
1.
Acre (AC)............................................................ cereja
2.
Alagoas (AL)......................................................
azul céu
3.
Amapá (AP)....................................................... amarelo esverdeado,
4.
Amazonas (AM)............................................... verde escuro
5.
Bahia (BA)......................................................... violeta
6.
Ceará (CE)......................................................... cinza,
7.
Distrito Federal
(DF)......................................... azul
8.
Espírito Santo
(ES)...........................................
bege
9.
Goiás (GO).......................................................... verde claro
10.
Maranhão (MA)................................................ azul escuro
11.
Mato Grosso (MT)............................................... .marrrom
12.
Mato Grosso do
Sul (MS)................................... cenoura
13.
Minas Gerais (MG).............................................. ouro
14.
Pará (PA)...............................................................
bordô
15. Paraíba (PB)......................................................... creme
16.
Paraná (PR)........................................................... verde limão
17.
Pernambuco (PE).................................................
amarelo
18.
Piauí (PI)................................................................ roxo
19.
Rio de Janeiro
(RF)..............................................
Azul petróleo
20.
Rio Grande do
Norte (RN).................................. castanho claro
21.
Rio Grande do Sul
(RS)....................................... lilás
22.
Rondônia (RO)..................................................... azul marinho
23.
Roraima (RR)................................................. ..... laranja
24.
Santa Catarina
(SC)............................................ vermelho
25.
São Paulo (SP)...................................................... chocolate
26.
Sergipe (SE)........................................................... cinza
27. Tocantins (TO)..................................................... rosa
4.4 Congresso Técnico – No dia 07/05/2015
(quinta-feira) será realizado o sorteio dos estados norteador dos trabalhos.
5-DA ORGANIZAÇÃO
5.1 O(a) professor(a) regentes e/ou
professor(a) orientador(a) ficará responsável para monitorar as equipes. Na
ausência do(a) professor(a) regente, o(a)
professor(a) responsável pela
sala naquele momento deverá assumir a turma.
5.2 Os ensaios ou reuniões poderão ser
realizados em uma das aulas semanais do(a) professor(a) responsável pela turma,
escolhida à critério do(a) professor(a).
5.3 Em caso de utilização de mídia
(rádios, Datashow) ou ambiente (auditório, informática) deverá se agendado
normalmente com o responsável.
5.4 Não serão permitidos:
A presença de alunos em nenhum ambiente
sem o acompanhamento do(a) professor(a) responsável no momento.
A participação de alunos de outras turmas
que não sejam as suas.
Na falta de algum professor, os alunos
poderão estar utilizando esta aula para discutir a Gincana Escolar, porém não
poderão sair de sala de aula para outros ambientes sem a presença de um
professor responsável.
5.5 Os pais ou responsáveis poderão auxiliar
na Gincana Escolar, sob orientação do professor responsável. Toda comunidade será convidada para prestigiar
exposição do Dia da Comunidade na Escola.
6 – DAS
PARTES DA GINCANA:
1.ª parte: DESFILE DE ABERTURA
Cada
equipe deverá desfilar na abertura do evento, onde deverão expor as tarefas
abaixo:
CRIAÇÃO DA BANDEIRA:
Cada
equipe deverá estudar as bandeiras dos estados escolhida e reproduzi-la
seguindo os padrões: criado sobre um papel cartão, o tamanho da bandeira deverá
ser o mesmo do papel cartão, poderá ser desenhado, pintado ou colagem das
partes.
ESCOLHA DA MASCOTE:
Cada
equipe poderá criar uma mascote para o estado ou utilizar uma mascote já
existente (caso haja). A mascote deverá ser condizente com o estado da equipe e
não pode ter insinuações a sexo, violência ou drogas. Esta mascote deverá ser
reproduzida em tamanho de 30cm tridimensional.
GRITO DE GUERRA:
Cada
equipe deverá criar o seu grito de guerra. O grito não poderá conter:
palavrões, palavras de humilhação aos adversários, insinuações a sexo,
violência ou drogas.
NOME DO GRUPO:
Cada
equipe deverá criar um nome para sua equipe. O nome da equipe deverá ser
condizente com o estado da equipe. Não poderá haver insinuações a sexo,
violência ou drogas.
IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE.
Pode
ser: Bandana, lenço ou Faixa no braço na cor da equipe.
2.ª parte: FESTA JUNINA:
Terá edital próprio. Toda pontuação da
gincana da Festa Julina será somada a Gincana Escolar.
3.ª parte– QUATRO LEIS:
Atividades que contemplem as leis:
NEA:
Criação
do NEA na escola – Um aluno de cada
sala para representar o NEA na Unidade Escolar – Criar a diretoria da Educação
Ambiental dentro da Unidade Escolar (Edital Próprio).
Limpeza
da escola: Cada representante de sala
deverá ser o intermediador da limpeza na sala de aula e na porta da sala. As
serventes terão uma planilha onde irão dar uma nota de 1,0 a 10,0 a cada sala
de aula ao término da aula. Os dias de anotação serão selecionados pela equipe
da gincana.
Projeto
água e energia na escola: Criação de
projeto de redução de água e energia dentro da Unidade Escolar.
Apresentação do projeto no dia
estipulado.
AFRO-DESCENDÊNCIA:
Escolher um tema e realizar uma
apresentação de 05 minutos sobre o assunto:
Temas sugeridos: cultura, culinária,
dança, música, religiosidade, plantas medicinais, contação de história,
brinquedos entre outros.
INDÍGENA:
Escolher um tema e realizar uma
apresentação de 05 minutos sobre o assunto:
Temas sugeridos: culinária, dança,
religiosidade, plantas medicinais, língua, entre outros.
ECA:
Cada equipe deverá realizar uma
apresentação em dia estipulado e confeccionar um cartaz que ficará exposto na
escola após ser utilizado na Feira Cultural.
4.ª parte: SHOW DE TALENTOS/DANÇA/MÚSICA/POESIA:
Cada equipe deverá apresentar uma dança,
uma música e recitar uma poesia.
Poderá ser apresentada separadamente ou
em uma única apresentação.
Obrigatório: cada uma das atividades apresentadas deverá
contemplar o seu estado.
Não
obrigatório, porém interessante: pode
envolver as quatro leis citadas neste edital.
Dança: Pode ser realizado dublagem, desde que a dança
prevaleça mais que a interpretação musical.
Música: Não pode ser dublagem. Pode ser criada uma paródia.
Poesia/poema: Pode ser inédita ou interpretada.
Importante: Citar o nome do autor ao final do poema ou poesia.
Obs.:
Se a equipe desejar, pode realizar a
apresentação da música junto com outras modalidades (dança ou poema), porém
deverá lembrar que não poderá ser dublagem.
CRIAÇÃO
DE PORTFÓLIO:
Cada equipe deverá criar um portfólio contendo
suas experiências durante a gincana escolar.
Pode ser em forma de
poema/poesia/crônicas/relatos.
O portfólio deverá estar encadernado e
com uma capa chamativa e deverá ser exposto no dia da comunidade na escola.
5.ª parte: BRINCADEIRAS:
No dia 11 de agosto (dia do estudante)
serão realizadas as brincadeiras.
Sugestões de brincadeiras:
PULA
CORDA: 10 alunos – quando 1 errar
todos erram. Serão anotadas quantas vezes cada um pular e comparados com o do
turno oposto. Ganha a equipe que pular mais vezes na corda.
SALTO
EM DISTÂNCIA: 01 aluno por equipe – Cada
aluno terá três chances para realizar o salto, prevalecendo o de maior
distância. Serão anotados e medidos os três primeiros lugares e comparados com
o do turno oposto. Ganha quem conseguir a maior medição.
A
CADEIRA QUE ANDA–1 aluno por equipe –
2 cadeiras – Deverá mover as cadeiras e andar em cima delas até alcançar o
outro lado do espaço definido. Ganha quem chegar primeiro. (observação: Será
definido 3 primeiros lugares no matutino e 3 no vespertino).
TORTA
NA CARA: Disputa de dois em dois
competidores, responde a questão aquele que acionar primeiro o dispositivo.
Quem acertar a pergunta acerta o adversário com a torta e continua na
brincadeira, até que se defina o 1.º 2.º e 3.º lugar. (observação: Será
definido 3 primeiros lugares no matutino e 3 no vespertino).
SOLETRANDO:
01 pessoa por equipe.
ENCHER
O BALDE DE AREIA: 05 alunos da mesma
equipe passarão areia de mão em mão até chegar ao balde. Ganha a equipe que
estiver com o balde mais cheio ao final do tempo estipulado. Serão anotados e
medidos os três primeiros lugares e comparados com o do turno oposto. Ganha
quem conseguir a maior medição.
6.ª parte: DIA DA COMUNIDADE NA ESCOLA
APRESENTAÇÕES:
As melhores apresentações durante a
Gincana serão convidadas a se apresentar no dia da comunidade na escola.
ESTANDE:
Cada equipe terá um espaço para expor
seus trabalhos no dia da comunidade na escola.
Obrigatório:
Deverá ter no mínimo dois e no máximo
quatro alunos responsáveis para defender a mostra neste dia. (A equipe poderá
fazer revezamento para cuidar do estande).
O
estande deverá conter:
Bandeira, mascote, nome do grupo, grito
de guerra (escrito), um trabalho sobre cada lei: ECA, NEA, AFRODESCENDENTE,
INDÍGENA. O portfólio criado pela turma.
Não
obrigatório:
Pode conter fotos das apresentações
realizadas durante a gincana, da festa julina, das brincadeiras ou outro
material que considerar importante.
7– DOS ITENS DA GINCANA E PONTUAÇÃO:
n.º
|
descrição
|
Cumprir
a tarefa
|
1.º
lugar
|
2.º
lugar
|
3.º
lugar
|
1
|
Criação da bandeira,
|
1000
|
x
|
x
|
x
|
2
|
Escolha da mascote,
|
1000
|
8000
|
6000
|
4000
|
3
|
Grito de guerra,
|
1000
|
x
|
x
|
x
|
4
|
Nome do grupo
|
1000
|
x
|
x
|
x
|
5
|
Identificação da equipe
|
1000
|
x
|
x
|
x
|
6
|
Participação no NEA
|
5000
|
x
|
x
|
x
|
7
|
Apresentação do projeto
água e energia
|
1000
|
8000
|
6000
|
4000
|
8
|
Apresentação:
Afro-descendência
|
1000
|
8000
|
6000
|
4000
|
9
|
Apresentação: ECA
|
1000
|
8000
|
6000
|
4000
|
10
|
Apresentação: Indígena
|
1000
|
8000
|
6000
|
4000
|
11
|
Festa Junina
|
Edital próprio
|
|||
12
|
Show de talentos/Dança
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
13
|
Show de talentos/Música
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
14
|
Show de talentos/poema ou
poesia
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
15
|
Criação do Portfólio
|
5000
|
-
|
-
|
-
|
16
|
Brincadeira: Pula corda
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
17
|
Brincadeiras: Salto em
distância
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
18
|
Brincadeira: A cadeira que
anda
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
19
|
Brincadeira: Torta na cara
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
20
|
Brincadeira: Soletrando
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
21
|
Brincadeira: Encher o balde
de areia
|
1000
|
3000
|
2000
|
1000
|
22
|
ESTANDE (Dia da comunidade
na escola)
|
5000
|
Cada equipe obterá uma
nota de 1.000 a 10.000 pontos pela equipe avaliadora.
|
8 – DA PREMIAÇÃO
8.1 Haverá premiação para os primeiros lugares
do:
Ensino Fundamental anos Iniciais.
Ensino Fundamental Anos finais.
Ensino Médio diurno
8.2 Os professores responsáveis pela turma serão
contemplados com a premiação juntamente com a sua turma.
8.3 Cada um dos primeiros lugares receberá como
premiação assistir um filme no Shopping Garten Joinville. O filme deverá ser
escolhido juntamente com o(a) professor(a)
responsável pela turma e em dia útil, em seu
turno.
8.4 Somente os anos iniciais poderão trocar o
filme por um passeio em sítio em Joinville, à escolha do(a) professor(a) regente, caso considere necessário.
9 – DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1– Os materiais utilizados para conclusão das
etapas são de inteira responsabilidade de cada equipe.
9.2- Qualquer das modalidades ou brincadeiras
poderá ser extinta ou substituída por outra a critério da coordenação da
gincana, desde que comunicado com antecedência, sem que prejudique nenhuma
equipe.
9.3-Possíveis alterações neste edital serão
divulgadas neste blog da escola (HTTP://gertrudesbenta.blogspot.com) e também no mural da
escola.
9.4– Qualquer caso omisso neste documento será
avaliado pela comissão organizadora.
Joinville, 30 de maio de 2015.
Rosângela Gonçalves - Diretora Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário